20 junho, 2007

Prestígio!!!

Hoje, para este blog, prestígio deixou de ser somente uma marca de chocolate. A responsável por isso foi a grata visita da crítica e blogueira gastronômica que tanto leio, do GloboOnline, Luciana Fróes (http://oglobo.globo.com/online/blogs/lucianafroes) que visitou o blog!!! Obrigado, Luciana!!!

Apelido: gourmet - 19/6/2007 - 23:02
mas qdo damos a referências/créditos a fonte da info... você ainda acha que é blogagem? pergunto isso, pois reproduzi no meu blog ( http://espressa-mente.blogspot.com) uma matéria publicada por você.

Resposta: imagina... claro que não. vai nessa. vou lá ler agora. abs!

Pra mim, café gelado só existe um

Já provei várias formas de café gelado porém, todas são bebidas que levam café com ingrediente. Entre todas, só uma me agrada - afogatto (espresso curto, em cima de uma bola de sorvete de creme e calda de chocolate para finalizar). Contudo, considero mais uma sobremesa do que uma bebida de café. Assim, decidi que meu café gelado daqui por diante é uma boa cerveja/chope escuro bem tirado e gelado.

Cerveja ou chope escuro, tem tudo a ver com café espresso, às vezes encontro notas de sabor comuns aos dois, tais como, caramelo, tabaco, ameixa, chá preto, baunilha, chocolate.... A presença de espuma densa é bem-vinda em ambos. No chope/cerveja temos o colarinho que no espresso seria o creme. Com os mesmos benefícios – proteger a bebida da oxidação.

Agora, somente num ponto acho bem diferentes - no aspecto social de beber. Ao menos no meu caso, na maioria das vezes, eu bebo café/espresso só. Já chope/cerveja não!!!


Café gelado ops..digo, cerveja só existem duas do meu gosto - a campeã : Guinness e no campo nacional : ITAIPAVA PETRA que gosto de beber in loco lá no Deo Beef em Itaipava/RJ. Além é claro (ou seria escuro? rs..), na casa do meu amigo Ricardo “de grátis” lá em Niterói!!!
Portanto, pra mim, café gelado só se for cerveja ou chope escuro e fim de papo.
Bom espresso. Ou melhor........saúde!!!

19 junho, 2007

O mito montanha abaixo!!!

Inicio hoje, uma série de tópicos referentes a uma viagem que fiz em fevereiro . Estive em Lisboa e logo depois, Paris.
Nesta viagem, aproveitei para provar vários cafés e conhecer algumas cafeterias.
Dito isso, vamos ao primeiro post.
O mito que me refiro é o famoso e caríssimo grão Blue Mountain (http://www.bluemountaincoffee.com/), jamaicano, região localizada numa pequena cadeia de montanhas que, vistas de longe, têm tonalidade azul daí o nome.
Muitos conhecedores dão ao Blue Mountain o status de o rei do café. Tive a sorte de degustá-lo pelo módico preço de 3,75 Euros a xicrinha. No Brasil, o Santo Grão Cafeteria/SP vendia em 2005 a xícara por R$7,00!
Deparei-me com o café espresso do Blue Mountain à venda numa cafeteria italianíssima, chamada “ IL CAFFÈ DI ROMA” localizada no Shopping “Armazéns do Chiado” em Lisboa.
Cenário: o grão moído na hora, a cafeteria italiana, a máquina de espresso italiana (La Cimbali, M 28, 4 grupos, semi-automática), o barista italiano e eu! :o) .............perfeito!!!
Dito isso, lá fui eu degustar “o mito” ai na foto, na forma “ristretto” para os íntimos, “curto”, para os demais. Aqui vale uma observação: bebo sempre sem açúcar ou adoçante!
Pois bem, grande decepção!!! Apesar de o espresso estar na temperatura certa, apresentar um creme generoso e consistente. Porém, proporcionou pouca intensidade aromática, sem sabor característico ou marcante, com uma leve presença de notas que lembravam chá preto. Corpo mediano com uma acidez muito moderada deixaram o café muito suave. Portanto, sem o retrogosto inigualável que buscava em um mito!!!

Derivado do café ajuda no controle do peso.

Uma nova bebida de café que ajuda os consumidores a perder peso reduzindo a quantidade de açúcar que o corpo absorve dos alimentos será lançado no Reino Unido no próximo ano.
A bebida, chamada CoffeeSlender, usa um novo ingrediente derivado do café chamado Svetol que mostrou em estudos ajudar na perda de peso durante uma dieta. O controle de peso é uma área chave para as companhias de alimentos e bebidas, à medida que elas buscam formas convenientes e saborosas de ajudar os consumidores a evitar o ganho de peso e a obesidade.
O CoffeeSlender (http://www.coffeeslender.co.uk/), primeiramente lançado na Noruega em 2005, tornou-se um dos produtos de controle de peso de mais rápidas vendas na Escandinávia, de acordo com a processadora do Reino Unido, Energix Ventures.
Os consumidores são aconselhados a beber uma xícara do CoffeeSlender após as refeições (sachê a R$4,00 cada). O Svetol vai, então, funcionar, ajudando o corpo a reduzir a absorção de glicose dos carboidratos dos alimentos - e reduzir, desta forma, a ingestão de calorias.
Experimentos feitos no Reino Unido mostraram uma forte redução na vontade de comer doces e snacks (lanches) entre as refeições, disse a Energix. A bebida já está disponível para compras online.
O Svetol é um ingrediente descafeinado, natural, derivado de grãos de café robusta, e tem sido disponibilizado como um suplemento dietético desde 2002. no entanto, seu fabricante, Berkem, usou a exibição HIE em Frankfurt no mês passado para comunicar o sucesso dos experimentos clínicos para potenciais empresas de alimentos.
O gerente comercial da Berkem, Benoit Lemaire, disse que o Svetol tem dois usos: regular os níveis de glicose sangüínea e estimular a perda de peso. No primeiro caso, é tomado antes da refeição. No segundo, após a refeição para estimular a energia a ser retirada dos depósitos de gordura ao invés dos estoques do fígado, desta forma ajudando na perda de peso. (minha obs. : o chá verde tem estes mesmos benefícios, além de ser natural).
Lemaire disse que o segredo por trás do ingrediente é a fonte, e não o processo de extração usado. "Existem 80 variedades diferentes de robusta. Nós sabemos exatamente qual é a melhor". O café pode ser o primeiro bom veículo para colocar este ingrediente em alimentos funcionais, disse ele.
Vale aqui minha opinião pessoal. Me parece que seja mais um produto emagreceitor tabajara, como existem vários no mercado. Também, resta saber, se deixa de absorver os nutrientes digamos, "do bem" de qualquer refeição.
Porém, nada substitui uma boa alimentação e claro, o bom espresso!!!

A reportagem é de Jess Halliday para o site Foodnavigator-usa.com
Fonte: http://www.cafepoint.com.br/