22 janeiro, 2009

Só uma dose!


Lembra do post sobre café affogato?
Nele, citei a cafeteira Bialetti “one Shot” Pois bem, quando visitei Roma ano passado, tinha a idéia que seria fácil fácil comprar uma bela cafeteira! Ledo engano...como foi difícil encontrá-las, desde a mais simples até a tão sonhada e desejada Ariete Retrô. Pois bem, rodando por uma Roma nada turística, numa feira livre local, me deparei com uma banca de cafeteiras Bialetti. Olha dicá, pechincha de acolá e comprei uma Bialetti (na verdade foram duas, uma foi presente) de uma única xícara como a da foto. Grande negócio, para quem estava disposto a investir (pois é, cafeteira é investimento e não despesa! :o) 120,00 Euros numa Ariete e volta pra casa com duas por 30,00 Euros!
Abaixo, você lerá as Impressões e comentários sobre esta cafeteira na visão do presenteado:

“Em primeiro lugar, é sensível a diferença entre ela, "a legítima cafeteira italiana" e essas vendidas na Casa&Vídeo. Não somente pelo design desta - diferente das demais, conferindo um charme especial - mas pela qualidade do material e do café extraído dela.Esta é ideal para quem quer fazer um café, e um bom café, em uma xícara somente. Coloque o pó, com moagem específica para este tipo de cafeteira - não tente usar moagem fina ou um Pilão da vida, pois além de ser uma heresia, fará o café sair "espirrado", borrando a xícara e o fogão. Evite também compactar o pó, apenas arrume-o uniformemente no filtro. Não coloque a xícara na base assim que levar ao fogo, pois esta ficará muito quente, dificultando ou impossibilitando pegá-la. No meu caso, que uso fogo médio e uma chapa de alumínio para colocar sob a cafeteira, o café começa a sair somente após o 2º minuto, que é quando eu coloco a xícara. Este é outro diferencial deste modelo, permitir que a xícara fique aquecida, o que é ideal e recomendado. Quando começar a extrair o café, segundos depois o fogo já pode ser desligado. Se você aguardar a extração até o final, não cairá nenhuma gota sobre a base, contudo, se isso acontecer, é facílimo a limpeza.Pronto, você tem um café na temperatura certa, servido em uma xícara aquecida, perfeitamente extraído e, se você escolheu um bom pó (por favor!), com aroma e sabor que uma cafeteira como essa merece.”

13 janeiro, 2009

O homem do cafezinho e o leão - Fábula

Dois leões fugiram do Jardim Zoológico de Brasília.
Na fuga, cada um tomou um rumo diferente.
Um dos leões foi para as matas e o outro foi para a Esplanada dos Ministérios.
Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou.
Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas.
Voltou magro, faminto, alquebrado. Assim, o leão foi reconduzido a sua jaula.
Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado. E voltou ao Jardim Zoológico gordo, sadio, vendendo saúde.
Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega: - Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer ... !!!
O outro leão então explicou: - Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública.
Cada dia comia um funcionário e ninguém dava por falta dele.
- E por que voltaste então para cá? Tinham acabado os funcionários?
- Nada disso. Funcionário público em Brasília é coisa que nunca se acaba.
É que eu cometi um erro gravíssimo. Tinha comido o diretor geral, dois superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze chefes de seção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de funcionários e ninguém deu por falta deles!

Mas, no dia em que eu comi o que servia o cafezinho...Estraguei tudo!!!

08 janeiro, 2009

"Affogato fatto in casa"

Li recentemente uma matéria/coluna no caderno Rio Show/O Globo sobre o café affogato. Esta bebida, na versão original italiana leva somente e tão somente uma bola de sorvete de creme "affogada" numa dose de espresso . Uma simples combinação que já assim, fica perfeita. Agora, imagina com adição de calda de chocolate?

Sempre que podia eu “bebia” meu affogato no Rubro Café. Começou custando R$6,00, depois 7...8..9..10...e ai ops, a loja fechou! :op Por quê será hem?

Na foto, uma solução caseira: café Segafredo, tirado numa cafeteira Bialetti “one shot” e sorvete de creme.

05 janeiro, 2009

E no primeiro dia útil do ano...


Fonte: Revista New-Yorker. Acervo digital pessoal - espressa-mente!