23 março, 2009

Gorilla Coffee NYC/Cafeterias


Continuando a falar da viagem..hoje cito a “Cafeteria de bairro”, Gorilla Coffee. Localizado no extremo oposto da 5Av. com 97, no Brooklyn, NY 11217!!

Algumas características:
Torra própria de grãos diferenciados. Na Gorilla Coffee seu pet cat ou dog é bem-vindo.
“Cafeteria de bairro” com tribo própria e fiel. Visitei mais duas desta linha "de bairro" (Joe e Ninth Street Espresso).

Segundo os Gorillas rs..os cafés usados vêm de lugares diversos e exóticos como Hawaii, Sumatra, Nicarágua, Guatemala, Filipinas e BraZil*?!?!?

A torra usualmente utilizada é a média que não agrada em nada o paladar da maioria dos americanos porém, confere ao grão um ótimo aroma e mantém ao máximo as notas de sabor! Com estes dois diferencias (torra e grão) conferem características ímpares a estas cafeterias, que com isso, criam um enorme abismo entre elas e as cafeterias de massa como claro, Starbucks.

A máquina é um capítulo a parte. Já havia ouvido falar (nunca visto até agora!) desta Synesso que é fabricada nos Estados Unidos por “dissidentes” da famosa La Marzocco Italiana. Seu design platinado lembra muito a Línea da La Marzocco.


Na foto abaixo, temos a direita um espresso doppio e a esquerda um macchiato que foi feito de uma forma curiosa...primeiro colou-se a espuma de leite e só depois o espresso. Fazendo assim, o espresso marcado...em italiano...macchiato! :o)




* Quando digo que somos classificados internacionalmente como exóticos..taí à prova. Nada contra!!! Contudo, é um contra-senso o maior produtor mundial de grãos, ter uma classificação que traduz-se em baixíssimos volumes de vendas!!!

12 março, 2009

Espresso colombiano NYC/C cont.

"Quem faz fama, deita na cama!!”

Dando continuidade aos posts sobre os cafés de Nova York...apresento o possível novo sócio da rede Starbucks, o colombiano Juan Valdez Café. Futuro sócio se Starbucks entender com oferta hostil a insinuação de compra-los feita via imprensa pelos colombianos!

A Marca Juan Valdez pertence à Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC) que conta com "somente" 13.000 a$$ociado$. Por décadas a FNC comprava boa parte da sua “ produção local” de grãos aqui no Brasil. Na Colômbia, nosso grão era limpo, selecionado, reclassificado e ensacado agora, como café colombiano e exportado para Europa e EUA.

Eles criaram há 40 anos atrás a denominação de origem, “Café de Colômbia” e um personagem, o Juan Valdez, tradicional camponês, e sua mula Conchita! Dentro desta estratégia de internacionalização de seus cafés, baseada na qualidade de seus grãos, o “Café de Colômbia” patrocinou por décadas, os principais torneios mundiais de tênis. Anos atrás, Juan Valdez e sua mulinha fizeram uma aparição no filme “O todo poderoso 1”, com o Jim Carrey.

Para se ter uma dimensão do investimento em promoção internacional da marca “Café de Colômbia”, eles investem US$50 milhões de dólares/ano em promoção. Já o BraZil...10% disso! Portanto, como diz o ditado que abre este post, os colombianos fizeram muito bem sua "fama", enquanto nós continuamos deitados eternamente em berço esplêndido!!


Na foto acima, temos uma das 4 únicas lojas de NY. O interessante e chato de se conseguir em NY é beber um espresso numa xícara de porcelana! Diria que é quase impossível. Mesmo você afirmando que o café é “stay”, você tem que reforçar o pedido com um “cup of espresso”!!! Só obtive sucesso na segunda vez que pedi um “macchiato na taza por favor” !! Assim mesmo, em portunhol!! :o))


Repare o copo de papel na foto que abre o post...acredite ali me foi servido um espresso curto!!! Isso num copo onde cabem exatos 310ml!!!!!

O espresso : o curto que bebi classifico com “um tiro no peito”!! isso de tão forte que era!! E olhe que o grão do dia (Colina) era de classificação: “ Cuerpo médio”! Contudo, de retrogosto suave e forte aroma!

Agora, se esta sociedade entre Starbucks e Café de Colômbia ocorrer, será o tiro de misericórdia em nossos cafés que continuaram sendo classificados internacionalmente como "exóticos"!

Até breve!

03 março, 2009

NYC/C (New York City/Café)


A pausa ocorrida no último mês (Fevereiro) neste blog foi causada por uma viagem a Nova York.
Claro, aproveitei para conhecer algumas cafeterias e seus espressos diferenciados.

Nova York é a Meca das cafeterias. Tal afirmação foi muito bem retratada na ilustração publicada pelo jornal Financial Times que ilustra este post!

As cafeterias em NY estão divididas em 3 segmentos....As Starbucks, nas que “querem ser”, isto é, imitam Starbucks tais como, Europa Café e Pret a Manger por exemplo! E no terceiro segmento estão as exceções!
Visitei todos os segmentos, a começar pela Starbucks.

Diante da visível crise e de algumas lojas fechadas, Starbucks mantém sua hegemonia na ilha de Manhattan! Entretanto, você sabia que Starbucks é somente a TERCEIRA coffee brand* em vendas? Isto mesmo, somente a T-E-R-C-E-I-R-A !!
* Entende-se como o café usado em casa, escritórios e hotéis .

O interessante é que de uma loja você não vê a outra..somente ao caminhar para dentro da quadra, você com certeza encontrará outra.
Piadinha feita por um Nova-iorquino que me disse o seguinte durante um tour, “ali na extrema-direita você verá uma Starbucks...se não viu, tenha a certeza que verá na próxima esquina e na próxima, e na próxima também!!” :o)

Visitei várias cafeterias da rede e algumas estavam lotadas, já outras nem tanto....percebi também que nas cheias, o público está consumindo mais a marca e não os produtos Starbucks! Explico. Vi boa parte das mesas ocupadas por gente estudando com se estivessem numa bliblioteca..mesa cheia de livros, cadernos, computador e nada de copo de café! Outra mesa uma "cliente" passava notadamente a tarde fazendo trabalho escolar pois recortava “n” revistas! Com isso praticamente não havia giro nas mesas!
Isso parece não influênciar muito até porque a maioria de consumidores pede seu latte ou frapeccino e "cai fora"!
Com a viagem, teremos uma série de posts intitulados NYC/C (New York City/Café). Até breve!