30 junho, 2010

Espresso (de Café) Capital!

Circulando pelo bairro da Gávea me deparo com algo curioso...Café Capital servido na forma de espresso! Tomado no balcão do Braseiro da Gávea, não tive como duvidar da autenticidade do que me foi servido na xícara logomarcada. Grãos marca Café Capital, moídos na hora, deram um espresso de creme consistente e aroma interessante de “cafezinho”! Bem, o (retro)gosto não nos deixa enganar, trata-se de um grão de baixa qualidade. Mas os justos R$2,00 pagos valeram pelo pecado Capital cometido.

Na foto temos no plano menor o espresso "longo" Capital queimado. Já no plano maior, o espresso “curto" quase correto!

Leia mais aqui: Autêntico cafezinho de balcão.


22 junho, 2010

O nu artístico do café!


Você imagina que a imagem acima é uma fotografia da molécula do licor de café?
Pois é, lendo o site da BBC Brasil cheguei a esta empresa americana http://www.bevshots.com/ que se propõe a fotografar moléculas de várias bebidas. Dentre muitas, estão lá diversos tipos de cervejas, drinks e vinhos.
O processo é bem complexo, pode durar 3 meses e requer ainda a secagem da gota da bebida, que leva até quatro semanas. Depois são fotografadas com uma câmera de 35mm. O "barato" que estão a venda e o "caro" que podem custar alguns “mil” dólares!

Fonte: BBC Brasil
Foto: site da empresa

09 junho, 2010

Espresso concentrado

O mercado de café esteve bem movimentado nos últimos tempos. Pelo visto a Lavazza não comprou a rede Casa do Pão de Queijo. Em contrapartida, investi numa fábrica de torra no município de Queimados/RJ. Será a primeira fora da Itália. Em breve poderemos comprar no super os "grãos azuis", linha "Oro".
Já a Segafredo ao apagar das luzes de 2009 comprou o Café Damasco que já havia comprado a carioca Café Palheta. A Segafredo tem perdido muitos clientes no mercado comercial, perdeu a rede Porcão de churrascarias e está em vias de perder uma rede importante de pizzarias carioca....
Já a Illy, independentemente da não venda do seu principal parceiro no Brasil, a Casa do Pão de Queijo, para a concorrente Lavazza, tem sumido das lojas Pão de Queijo. Como a Segafredo, a Illy também vem perdendo mercado de food service no Rio, perdeu a parceria com a rede de restaurantes Gula-Gula e Café Severino...
Quem tem feito barba, cabelo e bigode no mercado carioca é a Proud, com o café Danza..abocanhou Gula Gula, Porcão, Garcia&Rodriguez e Évora...
A Lavazza levou a conta da rede Pax que usava grão do Rubro que agoniza no mercado carioca....perdeu até espaço na gôndola do Super Zona Sul e vem perdendo clientes nas suas cafeterias!
Esta movimentação de mercado é bem-vinda, pena que a qualidade do produto café fique em segundo plano!

03 junho, 2010

Plano de expansão do Starbucks Brasil

Lendo o “Search Words” do Google analytics do blog, já me deparei com pesquisas do tipo “starbucks estudo de caso” e recentemente “starbucks porto alegre”. Pois bem, a este pessoal gostaria de lembrar que o responsável que esta por trás de Starbucks Brasil é a mesma pessoa da rede de restaurantes Outback e também foi quem trouxe McDonalds para o Brasil em 1979. Isto mesmo no singular, pois estamos falando do mesmo responsável pela chegada de Starbucks, Outback e McDonalds – o Sr. Peter Rodenbeck. Isto significa que o plano de expansão é lento porém a passos firmes. Exatamente como foi com McDonalds e como é com Outback. Isto se deve a complexidade de operação, implementação e aos elevados níveis de investimento que são necessários. E ao fato de que bons operadores não dão em árvores. Isto apesar do inúmero interesse em abrir uma loja destas atrai. Portanto, possivelmente se sua cidade possui um restaurante da rede Outback será mais viável ter um Starbucks dentro de alguns anos do que a cidade que não tenha nenhum. No mesmo raciocínio, mais Outback, mais provável ainda!